sábado, 25 de dezembro de 2010

Educação século 21

Eventualmente pode-se ter experiências extremamente educativas. Filho e neto de eletricistas, formado numa escola de engenharia que oferecia excelentes professores, laboratório e biblioteca, isso após um cursinho em São Paulo genial e começando a trabalhar na Copel em ensaios e laboratório, aprendi muito. Mais ainda porque entrei na empresa num momento de arrancada, de comissionamento de grandes usinas e quando o Setor Elétrico Brasileiro começava a se interligar, assim ganhei também a oportunidade de fazer um mestrado excelente (UFPR – 1972) e voltar para grupos de trabalho extremamente didáticos.
Aprendi na Copel o que pode ser a Engenharia e os desafios da atualização constante. Daquele início (dezembro de 1968) até minha saída em 1995 a empresa cresceu e vivenciou mudanças de soluções impressionantes. As transformações eram simplesmente constantes, principalmente para engenheiros que tinham o desafio de fazer funcionar um sistema que se agigantava dia a dia.
Nesse contexto aprendi a importância da inovação, da mudança de paradigmas. Não é pouco assumir responsabilidade por usinas e cidades enormes, influir em decisões nacionais e tentar se ombrear aos melhores, como foi o caso da COPEL em seu todo.
Recentemente, em congresso do CONFEA em Cuiabá vi e ouvi afirmações de especialistas que me fizeram lembrar o passado recente, ou seja, a tecnologia, o conhecimento humano e as soluções crescem e aparecem exponencialmente, aparecendo sem parar em velocidade cada vez maior.
Assim ficamos preocupados com nossas escolas. Estariam preparando seus alunos para o século 21 (Educação para que futuro?)? As dúvidas existem também quanto aos valores do futuro e do passado (Tributo ao professor Kássio Vinícius Castro Gomes), mas a verdade é que o mundo e a humanidade mudam constantemente e as escolas precisam ajustar-se para não perderem seus alunos.
Pior ainda, problemas gravíssimos ganham proporções assustadoras, exigindo máxima competência e capacidade de encarar a realidade sem preconceitos e radicalismos antigos.
Na internet descobrimos filmes geniais, feitos nos EUA, para motivação de mudanças em direção a novas formas de ensino, de preparação dos jovens para o futuro. Os norte-americanos formam uma nação extremamente poderosa graças a soluções educacionais oportunistas, realistas, objetivas. Quando falharam, erraram mais pelo efeito de visões conservadoras, anacrônicas.
Felizmente ainda estamos sob democracia. Graças a isso teremos mudanças de governo e pela primeira vez uma mulher na Presidência da República. Isso é importantíssimo, pois assim teremos novos paradigmas, avaliações diferentes e talvez mais do que necessárias num mundo machista, talvez misógino.
Dilma Roussef pode ter defeitos, é natural, mas também chegou a esta condição graças à sua própria competência. Pode-se dizer que, se escolhida por Luiz Inácio Lula da Silva, se isso aconteceu foi porque simplesmente chamou a atenção do Presidente para sua capacidade de comandar pessoas tão complexas e diferentes entre si quanto são os militantes do Partido dos Trabalhadores e, mais tarde, o mundo do MME e a Casa Civil.
De todas as nossas prioridades, contudo, precisamos superar atavismos e corporativismos para introduzir em nossas escolas novas tecnologias e diretrizes (Internet e Inovação). Se exemplo faltar, vale a pena conhecer o trabalho de uma professora no Colégio Altair da S. Leme, Geane Poteriko (Os objetivos da Oficina de Mídias), que, graças ao apoio da diretoria do Colégio, ensina técnicas modernas de mídia a seus alunos.
Essas e outras experiências nos dão esperanças no Brasil e a preocupação de que os próximos governos valorizem novas estratégias pedagógicas. Precisamos de cidadãos inovadores, criativos e competitivos com espírito de fraternidade e consciência de suas responsabilidades.

Cascaes
25.12.2010

Cascaes, J. C. (2010). Educação para que futuro? Acesso em 25 de 12 de 2010, disponível em Engenharia - Economia - Educação e Brasil: http://economia-engenharia-e-brasil.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (2010). Os objetivos da Oficina de Mídias. Acesso em 25 de 12 de 2010, disponível em Oficina de Mídias na Vila Liberdade - Colégio Professor Altair da S. Leme: http://oficina-de-midia.blogspot.com/
Cascaes, J. C. (25 de 12 de 2010). Tributo ao professor Kássio Vinícius Castro Gomes. Fonte: Quixotando: http://www.joaocarloscascaes.com/
Cascaes, J. C. (s.d.). Internet e Inovação. Acesso em 25 de 12 de 2010, disponível em PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com/

Um comentário:

  1. "...transformações eram(e são)simplesmente constantes..."desafios diários, oportunidades a frente...visão, persistência,compromisso, empenho...em cada linha podemos ler,absorver e sentirmos o estimulo a prosseguir. não desistir, acreditar ..Parabéns! Raquel

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